NOVA YORK

NOVA YORK em 7 dias!!!

Passei 7 dias intensos em NY, pois tive que dividir minhas férias também com Boston e Chicago (para dicas sobre Chicago clique aqui).

Tempo suficiente em NY??? Bom, NY é inesgotável, mesmo que você passe 1 ano lá, não conseguirá ver tudo! Mas sim, consegui fazer tudo o que eu queria e ainda repeti alguns pontos neste curto tempo!

O segredo é fazer um roteiro básico e estar disposto a aproveitar e caminhar muuuito!!! O meu roteiro era intenso, desde cedo até a noite! E valeu muito a pena! Nova York é uma cidade cheia de energia e você acaba entrando nessa "vibe"!

Vista do Empire State desde o Rockfeller Center - Top of the Rock - (Foto by Deisoka)


Como chegar em NY?

Tinha lido muita coisa à respeito do transfer do aeroporto JFK ao hotel, as opções eram: metrô, ônibus, van (shuttle) e taxi.
Como estava com mala e ainda não conhecia direito o metrô, acabei optando pela van (shutlle). Fechei com a Go Airport ali dentro do aeroporto mesmo, e custou USD 48 o casal. A parte chata foi esperar um pouco para sair e tivemos que passar em todos os terminais para pegar mais gente.
A viagem do aeroporto a Manhattan dura em torno de 1h (se não pegar transito!) e tem que torcer para o seu hotel não ser o ultimo da rota!


Metro de NY

NY tem um maravilhoso sistema de metrô, que te leva para qualquer ponto da cidade! Porém, no início, não é nada amistoso e confesso que aquele mapa cheio de linhas emaranhadas entre letras e números assusta um pouco!!!
Mas depois de um dia inteiro andando pra lá e pra cá, e certamente, se perdendo algumas vezes (risos), você ficará tão "craque" quanto a um Nova-Iorquino!




A primeira coisa a fazer é comprar o MetroCard em qualquer estação. Pode ser comprado direto na máquina, com dinheiro ou cartão de crédito e tem 2 opções:


  • Single Ride = apenas 1 viagem
  • 7 Day MetroCard = válido por 7 dias

As estações são bem antigas e estão precisando de manutenção. Mas a grande maioria possui Wi-fi gratuito, e nas principais, sempre tem música ao-vivo com os artistas da região! Amei!!!!
As pessoas são bastante solícitas e sempre oferecem ajuda se te vêem meio perdido com um mapa na mão.

DICA: Baixe grátis o aplicativo New York Subway MTA em seu celular. É super legal e ajuda demais! Basta você escrever onde está e para onde quer ir, que o sistema calcula certinho quais linhas pegar e baldeações a fazer. 

DICA: Atente-se sempre para qual lado você está indo: UPTOWN (cima) ou DOWNTOWN (baixo) e também para o numero ou letra do seu trem. É normal passar trens de várias linhas na mesma plataforma.


A escolha do Hotel

Se está indo pela primeira vez, saiba que NY é um dos lugares mais caros do mundo para se hospedar. Ainda mais se você quer ficar em Manhattan... Então, não se assuste quando começar a pesquisar, é assim mesmo: Caaaaro!!!
(Ah! E a grande maioria não possui café da manhã).

Depois de muito pesquisar, acabei optando pelo Marrackech Hotelum hotel simples, com atendimento nota 10, Wi-fi grátis, numa ótima região da Broadway Str. e com várias opções de restaurantes/mercados próximos, e o melhor: em frente a estação 103 de metrô!!!


Marrackech Hotel (em cima da Starbucks)




ROTEIRO 7 DIAS NY

Mas vamos ao que interessa: Meu roteiro de 7 dias intensos em NY!
É importante frisar que eu sou uma pessoa que adora explorar e aproveito cada minuto no lugar que estou conhecendo. Meu objetivo nessa viagem, não foi ir a musicais, nem tampouco fazer compras, eu quis apenas conhecer NY da melhor forma possível: explorando!!!


Dia 1:

Como o meu voo atrasou, não pude fazer tudo o que havia planejado, mas mesmo cansada, deixei as malas no hotel e fui caminhando até ao Central Park. Chegando ali já é possível sentir uma energia incrível! Muito legal caminhar vendo as pessoas curtindo, cada uma ao seu jeito. 

Eu não tinha noção do tamanho do parque e confesso que me empolguei na caminhada e quando vi, já tinha dado a volta inteira... Resultado? Quase morri de tanto andar!! E terminei meu primeiro dia assim: caminhando e explorando o Central Park!

 



Dia 2:

Depois de quase morrer caminhando no dia anterior, comprei o 7 Day MetroCard e fui explorar NY de metrô!
Minha primeira parada foi na estação Chambers Str. para atravessar caminhando a Brooklyn Bridge. 

DICA: O grande segredo é atravessar pela manhã, quando o sol reflete no skyline de Manhattan e você consegue fazer lindas fotos desde a ponte!
São 2km de travessia, mais ou menos 30 minutos de caminhada. (Preste atenção na faixa no chão, que separa ciclistas de pedestres).

Chegando ao Brooklyn vale a pena passear pelo Brooklyn Bridge Park e também no Brooklyn Heights Promenade, de onde você tem um visual incrível de Manhattan!!!
Gostei tanto deste lugar, que voltei um outro dia a noite, para fazer lindas fotos noturnas!! Imperdível!!!


Travessia da Brooklyn Bridge
Vista de Manhattan do Brooklyn Hights Promenade


BROOKLYN TABERNACLE: 

Como era domingo, aproveitei que estava no Brooklyn e fui realizar um dos meus maiores sonhos: assistir o famoso coral gospel do Brooklyn Tabernacle

Dá para ir caminhando até a igreja (uns 2km) ou pegue o metrô A/C e desça na estação Jay Str.

Aos Domingos são 3 horários de culto: 9h, 12h e 15h e nas Terças: 19h. (Entrada gratuita!)

Eu assisti ao culto das 12h. Cheguei uns 30 minutos antes e consegui um ótimo lugar lá em cima, com uma vista privilegiada do coral.
A igreja é um enorme teatro. As pessoas são super simpáticas e se alegram com sua visita.

DICA: se quiser assistir somente o louvor, sente-se próximo as portas ou corredores, para sair antes da pregação, sem incomodar ninguém.
As fotos são "proibidas", mas ninguém te impede de fotografar ou filmar... Confesso que não me contive!!!

Foi, sem dúvidas, uma das coisas mais lindas que já vi em minha vida!!! Impossível não se emocionar. O coral é enorme, acredito que com umas 100 vozes, e o louvor é digno de um show!!! Nunca vi nada igual! A apresentação do coral dura mais ou menos 1h.








ESTÁTUA DA LIBERDADE (grátis!!!)

Depois de tanta emoção, era hora de continuar explorando NY...

Fui conhecer a famosa Estátua da Liberdade (e de graça!!!).
Peguei um metrô até a estação South Ferry para ir ao Staten Island Ferry, um barco que transporta gratuitamente os moradores da ilha. 

Os barcos saem a cada 30 minutos. Na viagem de dia, ele passa bem pertinho da Estatua. 

DICA: na ida, fique ao lado direito do convés para fazer fotos.
Chegando em Staten Island, é só descer e aguardar o próximo Ferry para voltar a Manhattan. Na volta, ele passa bem distante da estátua.




WORLD TRADE CENTER:

Depois desse passeio, fui conhecer o Marco Zero, local onde estavam as Torres do World Trade Center. Impossível não se emocionar neste lugar. Não tenho nem como descrever... É estranho estar ali onde tantas pessoas perderam suas vidas de uma maneira tão trágica.


A região foi totalmente reconstruída e está ficando muito linda, mas a energia triste realmente paira no ar...


Vale mencionar o bom gosto dos monumentos em memória das vítimas do WTC.






Dia 3:

Mais um dia de muuuuita caminhada! Acordei cedinho e fui conhecer a famosa Times Square.

Wow!!! Enlouquecedor tudo aquilo! Milhares de pessoas andando de um lado para o outro, carros, buzinas e aqueles letreiros luminosos... Muita calma nessa hora! (rsrsrsrs)


Ali é o local onde você encontrará muitos brasileiros, ouvi dizer que a grande maioria gosta de se hospedar no meio da zoeira... Há gosto para tudo...





Então caminhei até a Wall Street.
Tenho que admitir que senti-me sufocada em meio a tantos prédios!

Ahhh! Bem que tentei me fotografar passando a mão no Charging Bull, o famoso touro de bronze, maior símbolo de poder da Bolsa de Valores (diz a lenda que, quem passa a mão nele tem sorte nos negócios), mas as dezenas de turistas não me deixaram registrar esse feito! 


De lá fui até o Flatiron Building, aquele prédio engraçado com formato de ferro-de-passar (daí vem o nome!), ali tem umas praças com cafés bem legais, se estiver com tempo, vale uma parada.



Flatiron Building

Segui caminhando até a Estação Central de NY o Grand Central Terminal
Lindíssima!!!
Senti-me nos filmes americanos! Fiquei até emocionada!

A estação é enorme, possui diversos restaurantes, lojas... Dá para se perder lá dentro!

Curta o momento observando as milhares de pessoas caminhando pra lá e pra cá, aproveite para fazer belas fotos!







De lá, fui até a NY Public Library, aquela famosa biblioteca do filme "Um dia depois de amanhã"!

Mas a cereja do bolo, foi o MARAVILHOSO Bryant Park!

Com certeza um dos lugares que mais amei em NY!!!!
Depois de tanto caminhar, sentei-me ali em dos cafés ao ar livre, para comer algo e tomar um merecido chopp naquele calor de 40 graus!

DICA: Fica coladinho com a NY Public Library, tem banheiro publico, bares e wi-fi grátis.






Bom, dali voltei para descansar um pouco no hotel e preparar-me para subir no Rockfeller Center (Top of the rock)!

Mas com tantos arranha-céus enormes, como escolher um???


Li muito à respeito das melhores vistas de NY, e os mais cotados eram:

Empire State Building, Rockfeller Center, Chrysler Buiding, One (antigo WTC)...

E de tudo o que eu li, acabei optando pelo Rockfeller Center, pois ele tem uma vista incrível do Central Park e principalmente do State Building, o que deixa as fotos de NY ainda mais lindas! Como mostro nas minhas fotos a seguir.


DICA: O ingresso deve ser comprado com antecedência, lá no térreo e eles vendem conforme o horário que você quer subir.

Fui ainda de dia para pegar as duas vistas: dia e noite!

Como era verão, cheguei às 20h e fiquei até umas 21h30. O bom de chegar cedo, é que você garante o melhor lugar para fazer as fotos noturnas (período de maior visitação).





Dia 4:

Nesse dia resolvi caminhar, pela manhã, por vários bairros conhecidos de NY, como o China Town, Greewich Village, Soho e East Village. Vale a pena ir de metrô e depois caminhar por entre as charmosas ruas e praças.

A tarde, visitei o Museum Memorial 11/09.

Eu até cheguei a pensar se valia a pena ou não, mas por sorte, entrei! Realmente valeu muito a pena!

Foi emocionante estar ali e ver toda a história daquele triste dia. O museu é bem interativo, tem fotos, videos, objetos e partes do WTC.







A noite fui conhecer a verdadeira Times Square!!!
Noite? Que noite?!! É tanta luz que parece dia!

É impressionante quando você sai da estação de metrô e dá de cara com aquelas luzes todas! Não dá nem pra tentar descrever, só estando ali para sentir mesmo!!! E tem tanta gente que você mal consegue caminhar! É uma loucura!!!


Confesso que depois de uma meia-hora eu me cansei e senti vontade de sair correndo dali. Tive uma sensação de sufocamento... Quem não gosta de lugares muito cheios e barulhentos terá a mesma impressão. Já quem adora uma "muvuca" e passear em lojas, fará a festa por ali.




SERÁ SE ALGUÉM ME ENCONTRA NA FOTO????


Dia 5:

Mais caminhadas pelos bairros e pontos turísticos de NY! Fui também conhecer a esculturas LOVE e HOPE (6 Av. com a 55).

Aproveitei para visitar a Carlos Bake Shop do famoso Cake Boss!

Como sou fã do programa, não poderia deixar de ir.

Estava totalmente lotado, tem que pegar uma senha ao entrar e esperar muuuito para ser atendido.


Mas não tem como estar lá e não aproveitar para provar alguns quitutes... (Não era tudo isso! Conheço docerias aqui no Brasil que dão de 10 em sabor!)





A noite retornei ao eu amado Brooklyn, para fazer fotos noturnas de Manhattan

Sim, eu me apaixonei pelo Brooklyn e se um dia retornar a NY, certamente me hospedarei nesta região!!


Que vista!!!!!!!!!!!! Não dá vontade de ir embora! Você fica completamente estasiando olhando aquela paisagem!


O Brooklyn é encantador, longe daquela muvuca louca. Você pode sentar, curtir uma brisa suave e apreciar uma vista incrível!






Dia 6:

O ultimo dia reservei para visitar o MET - The Metropolitan Museum of Art. A chegada já é um encanto à parte, com sua belíssima escadaria. Possui também um café com uma vista incrível do Central Park.

Meu marido aproveitou também para visitar o American Museum of Natural History, aquele do filme "Uma noite no museu", mas não achou tão interessante assim. (Como eu não fui, não posso dizer.)






No dia seguinte, seguimos viagem, de trem, de NY até a encantadora Boston!


Foi uma viagem de quase 4 horas, porém super confortável e com lindas paisagens! O trem possui wi-fi gratis, restaurante, banheiros.


Aproveitamos também para conhecer Cambrigde e a Universidade Harvard.



A encantadora cidade de Boston


Foi uma viagem incrível! Valeu a pena aproveitar cada minuto de cada dia, apesar de todo o cansaço!

Espero que as minhas dicas tenham te ajudado!


Para ver mais fotos, siga o meu instagram: @deisokaviagens


Caso tenha alguma dúvida, não hesite em contatar-me: deise.nara@gmail.com


Obrigada por sua visita!


Grande beijo!


DEISOKA




Um comentário:

Juliana Máris disse...

Amei as dicas!!!!
Beijos
Ju